Notícias Externas

Em formato híbrido, Cine Humberto Mauro dá largada à 23ª edição do FestCurtasBH

Festival apresenta mais de 100 filmes e conta com exibições on-line e sessões presenciais no Palácio das Artes, em Belo Horizonte

A 23ª edição do FestCurtasBH conta com mostras temáticas, performances, debates e a oficina de crítica 'Corpo Crítico', que chega a sua 4ª edição consecutiva.
23ª edição do FestCurtasBH conta com mostras temáticas, performances, debates e oficina de críticaDivulgação

Até o dia 14 de novembro, o Cine Humberto Mauro, baseado em Belo Horizonte, apresenta a 23ª edição do FestCurtasBH. Criado em 1994, o Festival conta com a exibição de curtas-metragens contemporâneos, seminários, debates, cursos, eventos especiais e percorre mais de 30 cidades no interior de Minas Gerais. Devido à pandemia de covid-19, a edição deste ano ocorre em formato híbrido, com exibições on-line, pela plataforma Cine Humberto Mauro MAIS, e sessões presenciais no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). O acesso do público é gratuito.

A programação do 23º FestCurtasBH apresenta mais de 100 filmes, distribuídos entre 28 mostras competitivas, uma delas sendo dedicada exclusivamente à produção mineira. Outras mostras abordam temas como a construção de imagens, com suas implicações estéticas e políticas, e as representações de dimensões do trabalho no mundo contemporâneo. A edição também conta com a oficina de crítica Corpo Crítico, que chega à sua quarta edição consecutiva.

Nesta quinta-feira, 4, Bruno Hilário, gestor e programador do Cine Humberto Mauro, participou do programa Expresso 104,5, apresentado por Filipe Sartoreto, e deu mais detalhes sobre o Festival e o cenário de produção de curtas no Brasil, que o gestor avalia como sendo de "grande importância" para o cinema nacional. 

"O Cine Humberto Mauro investe muito no fomento e na difusão do curta-metragem por compreendê-lo como uma experiência cinematográfica específica. Por ter um modo mais simples de produção, ele responde aos anseios e aos debates do tempo presente. No caso do Festival, a gente [abriu] um chamamento para o mundo inteiro [...] e através dessa [seleção] nós percebemos como está o estado da arte do próprio cinema, uma vez que a gente consegue entender as estratégias de produção, as temáticas recorrentes e como o cinema dialoga com as questão essenciais à nossa vida em sociedade hoje", explicou Hilário.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para conferir a programação do Festival, entre outras informações, basta acessar o site da Fundação Clóvis Salgado, responsável pelo Cine Humberto Mauro, ou a plataforma de streaming do espaço.

(Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)