Pesquisa e Inovação

Em nova edição, Boletim focaliza estudo que põe o transtorno mental como a principal causa de longos afastamentos na UFMG

1944

Levantamento realizado pelo Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast) revela que, nos últimos anos, os transtornos mentais e comportamentais foram as principais causas, na UFMG, de longos afastamentos do trabalho provocados por doença.

O estudo reforça a necessidade de formulação de política de saúde mental para a Instituição, cujas diretrizes foram traçadas em fórum realizado durante a última edição da Semana de Saúde Mental, em maio. O assunto é o principal destaque da edição 1944 do Boletim, que já está circulando nas unidades da UFMG. Confira a íntegra da versão digital.

Fica, MCTI

Comunidade da UFMG se mobiliza por ministério exclusivo e política de Estado para as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Mentes em risco

Transtorno mental é a principal causa de longos afastamentos por doença na UFMG; dados evidenciam a necessidade de formulação de política institucional para tratar a questão.

Andinos ou amazônicos?

Pesquisas genéticas coordenadas pela UFMG na América do Sul desvendam origem de povo que habita a Amazônia peruana.

As bandeiras mudaram

Análise de discurso de jornais editados por mulheres revela como as reivindicações feministas se transformaram entre os séculos 19 e 21.

Acontece

Calouros do segundo semestre já podem solicitar acesso aos programas de assistência estudantil.

Opinião
Filosofias africanas: para além do epistemicídio acadêmico

Pesquisador e candomblecista Pedro Henrique Souza da Silva classifica a Formação em Saberes Tradicionais da UFMG como "importante passo para uma universidade que se pretende igualitária e capaz de refletir a pluralidade da sociedade brasileira".