Extensão

Em oficinas gratuitas no Conservatório, músicos renomados compartilham técnicas e experiências

Antônio Loureiro e André Mehmari: improvisação no processo de criação musical
Antônio Loureiro e André Mehmari: improvisação no processo de criação musical Arquivo pessoal

Música popular e erudita e improvisação serão tema de três master classes gratuitas que serão realizadas nos dias 14, 24 e 28 deste mês, no Conservatório UFMG. Nas oficinas, músicos brasileiros renomados compartilham suas técnicas instrumentais e experiências aos alunos.

Na próxima terça-feira, 14, o processo de improvisação será tema de master class ministrada pelos compositores e multi-instrumentalistas André Mehmari e Antônio Loureiro.

As inscrições para a atividade, que será realizada das 17h às 19h, devem ser feitas, presencialmente, até a próxima segunda-feira, 13, das 8 às 12h e das 13 às 17h, no Conservatório.

André Mehmari, reconhecido como um dos maiores pianistas do Brasil, e Antônio Loureiro, uma das referências brasileiras do vibrafone, desenvolvem sonoridades com base na fusão entre os estilos erudito e o popular, e entre canção e música instrumental, buscando romper essas dualidades conceituais e explorar as possibilidades musicais encontradas na transitoriedade de gêneros.

O piano e a música popular brasileira

Com abordagem sobre ritmos brasileiros no piano, o pianista Hércules Gomes compartilhará experiências de sua carreira em master class que compõe programação do Savassi Festival.

No próximo dia 24, das 16h às 18h, o músico, que é graduado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), discutirá formação musical, produção e pós-produção de discos e técnica, arranjo e composição no piano.
Hércules Gomes venceu, em 2012, o 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista, promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Piano Brasil VIII

Direcionada a músicos, alunos, pedagogos e educadores, a master class ministrada pelo artista Miguel Proença será realizada no dia 28, terça-feira, das 15h às 17h. A atividade faz parte da 8ª edição do Projeto Piano Brasil, que já percorreu 135 cidades brasileiras.
As inscrições para a oficina, que oferece 15 recitais e 15 ensaios abertos com o objetivo de promover jovens artistas locais, devem ser feitas no e-mail branco@brancoproducoes.com.

Em mais de 50 anos de carreira, Proença já atuou como diretor artístico do Teatro do Sesi de Porto Alegre e foi secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. De 1997 a 2002, exerceu o cargo de professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha. Em 2001, foi premiado com o 1º Troféu Negrinho do Pastoreiro, categoria Música Erudita, oferecido pela Associação Municipalista do Rio Grande do Sul.

O Conservatório está localizado na Avenida Afonso Pena, 1534 – Centro. Outras informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.