Ensino

Em seminário, acadêmicos debatem relação entre integração docente e processos de ensino

Evento realizado nesta semana está disponível no YouTube

fwr
Professores e dirigentes da UFMG defenderam a reinvenção constante do ensino na UniversidadeAssessoria de Comunicação | Prograd

Os seminários de Integração Docente foram idealizados no ano passado, no contexto em que a UFMG passou a usar tecnologias digitais na mediação dos processos de ensino-aprendizagem em decorrência da pandemia. A comunidade acadêmica se mobilizou em torno do Programa Integração Docente, visando a uma proposta de ensino pautada por segurança, qualidade e equidade. O primeiro dos eventos planejados para este ano ocorreu na tarde desta quarta-feira, 30 de março, em modo virtual. 

Para a diretora de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Maria José Flores, o programa cumpriu o seu propósito. “A ideia passou a ser manter e fomentar o que ficou de melhor da iniciativa, assim como a cultura de colaboração, para planejar, organizar e reinventar o ensino constantemente, independentemente da pandemia”, afirmou. 

A reunião pode ser assistida no canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube.

Novos rumos
Para o vice-reitor Alessandro Moreira, é importante que se torne permanente a integração de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, com vistas ao aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. A professora Cristina Alvim, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina, ressaltou que “não queremos voltar ao que era, queremos novos rumos”. 

Andrea Motta, professora do ICB e integrante da Comissão de Monitoramento do Ensino Híbrido Emergencial, abordou o acompanhamento e a avaliação desse formato de ensino. "É preciso identificar fortalezas e fragilidades e promover as mudanças necessárias, para que seja alcançada a plenitude no retorno às aulas presenciais”, ela disse. 

O evento contou, também, com apresentações das professoras Sônia Caldas Pessoa e Fabiane Ferreira, que falaram, respectivamente, da experiência do ensino de graduação em Jornalismo e do projeto de aprimoramento docente e discente no Departamento de Fisioterapia. A mediação ficou a cargo do pró-reitor adjunto de Graduação, professor Bruno Teixeira. 

O próximo seminário está marcado para 24 de agosto.

Assessoria de Comunicação da Prograd