Enfermagem oferece oficinas sobre saúde para população de rua

Doenças sexualmente transmissíveis, autocuidado feminino, nutrição e uso de drogas estão entre os temas das atividades

Atividade contribui para a adesão
Atividades do projeto contribuem para a adesão aos tratamentos propostos pelo centro de referênciaRosânia Felipe | Escola de Enfermagem

Na última sexta-feira de abril, Leomarques Norton da Silva Lúcio, 27 anos, que há sete vive nas ruas de Belo Horizonte, participava, pela primeira vez, de atividade de projeto de extensão da Escola de Enfermagem que atende pessoas em situação de rua. A impressão foi boa, e Leomarques revelou sua intenção de voltar, uma vez que se sentiu valorizado. “Essas ações, mesmo que realizadas duas vezes por mês, nos faz entender que não somos tão invisíveis como imaginávamos”, disse ele.

A atividade é coordenada pela professora Giselle Lima de Freitas, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMI), e visa aperfeiçoar a assistência e a educação em saúde para a população em situação de rua. As pessoas atendidas pelo projeto frequentam o Centro de Referência Especializado em Pessoas em Situação de Rua, que está na área de abrangência da Unidade de Saúde Oswaldo Cruz, no bairro Barro Preto.

Doenças sexualmente transmissíveis, uso de métodos contraceptivos e autocuidado feminino, tuberculose, hanseníase, saúde do homem, nutrição, uso de álcool e drogas estão os temas das oficinas. As ações educativas ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras.

A edição 2.060 do Boletim UFMG, que circula nesta semana, traz uma matéria sobre o assunto.