Notícias Externas

Equipe Milhagem vence 'ecomaratona' de carros elétricos

Com marca de 367 km/kWh, protótipo da UFMG estabeleceu o recorde da categoria e conquistou o tricampeonato de competição de eficiência energética

gsf
A terceira conquista na competição rendeu à Milhagem UFMG o prêmio de US$1,5 mil Alessandro Costa | Shell

A equipe Armac Milhagem UFMG foi campeã, na categoria bateria elétrica, da sexta edição da Shell Eco-marathon, encerrada no último sábado, dia 2, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. A marca de 367 km/kWh representou o recorde de todas as edições e valeu o tricampeonato para o time da UFMG, que já havia vencido a disputa em 2018 e no ano passado. A conquista rendeu à Milhagem UFMG a quantia de US$1,5 mil.

O carro usado pela equipe foi o protótipo DT2, com carenagem feita exclusivamente de fibra de carbono. Mais aerodinâmico do que seu antecessor — o DT1, campeão no ano passado —, o DT2 foi também quase 20% mais eficiente.

De acordo com o professor Gabriel Fogli, do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, além de mobilizar os estudantes para a aplicação do aprendizado obtido ao longo do curso, a competição também contribui naquilo que chamou de "formação indireta", com lições práticas de planejamento, organização e trabalho em equipe. "Ao longo de um ano empenhados no projeto, fortalecemos a amizade e a ajuda mútua. Além do mais, somos motivados a fazer sempre melhor, superar nossas próprias marcas", disse. 

O uso da energia limpa, para o professor, é uma tendência do mercado e tem estreita relação com o desenvolvimento do país. "Cresce significativamente a utilização de fontes renováveis, como a fotovoltaica e a eólica. Isso é um importante legado para as próximas gerações", diz o professor. O sucesso da Milhagem, em seu entendimento, também sinaliza para a importância de valorizar os trabalhos de qualidade empreendidos nas instituições públicas. "Somos uma prova de que a universidade pública gera resultados e merece incentivo", acrescenta Fogli. 

O Milhagem UFMG é uma atividade acadêmica complementar na qual alunos de graduação aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula na construção de um protótipo de eficiência energética. Entre seus integrantes estão 29 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Outras informações sobre o projeto estão disponíveis em sua conta no Instagram.

Soluções energéticas limpas
A Shell Eco-marathon é a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com eficiência energética. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem impulsionado soluções energéticas mais limpas.

Os veículos passam por inspeção técnica e percorrem um circuito de 10 quilômetros com o menor dispêndio de combustível possível. Em sua sexta edição, a maratona reuniu cerca de 500 estudantes do Brasil e de outros países da América Latina, como Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Matheus Espíndola