Notícias Externas

Escola de Belas Artes da UFMG organiza seminário internacional de pesquisas em animação

Evento ocorre em formato online, gratuito e com a presença de pesquisadores de 6 países

Professora Mariana Tavares, coorganizadora do evento, durante a abertura do seminário, no dia último dia 29
Professora Mariana Tavares, coorganizadora do evento, durante a abertura do seminário, no dia último dia 29 Reprodução/YouTube CAAD Animação

A Escola de Belas Artes da UFMG realiza o 2º Seminário Internacional Pesquisas em Animação, até a próxima sexta-feira, 3. Organizado pelo Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, o evento ocorre em formato virtual e o acesso às transmissões é gratuito. A programação da edição inclui, ao todo, 28 palestras, dois lançamentos de livros e uma performance do artista visual Henrique Roscoe, desenvolvida especialmente para a iniciativa.

O seminário foi organizado, pela primeira vez, em 2018, e busca evidenciar as pesquisas na área do cinema de animação e discutir as diferentes aplicações da animação como linguagem. A professora e coorganizadora do evento, Mariana Tavares, participou do programa Expresso 104,5 nesta segunda-feira, 29, e deu mais detalhes sobre a atividade. Este ano, o evento se aproveitou do formato on-line para se expandir internacionalmente e conta com a participação de pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, França, Peru e Portugal, mas sempre com destaque para a pesquisa nacional.

Um dos temas abordados na programação é a crise na Cinemateca Brasileira, que é a instituição responsável pela preservação do cinema nacional. Nos últimos anos, a Cinemateca foi vítima de incêndios e alagamentos que danificaram parte de seu acervo que não estava protegida devido aos cortes de verbas por parte do governo federal. "Nós sabemos que há muitas animações na Cinemateca. O primeiro longa-metragem brasileiro em animação, por exemplo, Sinfonia Amazônica, foi restaurado lá. Mas ainda não foi feito um acervo completo dos filmes de animação que estão sob os cuidados da instituição. Isso é fundamental para a área de pesquisa e nós vamos discutir isso com a museóloga e especialista em conservação audiovisual Fernanda Coelho, que vai trazer um retrospecto da Cinemateca e falar mais sobre o momento atual", detalhou a coorganizadora.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Outros projetos apresentados na edição incluem o Movimento Mulher Anima, que faz um levantamento das mulheres que fazem parte do cinema de animação no Brasil, discussões sobre o pioneirismo do ensino de animação em universidades brasileiras e a história da animação pernambucana, que está completando 50 anos. Todas essas mesas dialogam com o tema da edição, Cinema & Poéticas Tecnológicas, que também é o nome de um dos livros a serem lançados durante o Seminário. A publicação reúne os resultados de pesquisas apresentadas no 1º Seminário, em 2018.

O 2º Seminário Internacional Pesquisas em Animação ocorre até o dia 3 de dezembro. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo no canal do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais no Youtube. Para mais informações sobre a programação, basta acessar o site da Escola de Belas Artes.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas