Meio Ambiente

Escola de Engenharia promove workshop de tecnologias limpas

Iniciativa conjunta é dos departamentos de Engenharia Química e de Engenharia Sanitária e Ambiental

A degradação ambiental em prol de um idealizado desenvolvimento tem causado danos socioambientais de enormes proporções em todo o planeta. O uso de recursos naturais e a emissão de substâncias poluentes agridem o ambiente e provocam inúmeros impactos sociais.

A fim de procurar caminhos alternativos, atualmente já se estuda o uso de tecnologias limpas, com o objetivo de minimizar as consequências adversas, tanto ambientais quanto sociais e econômicas. Com esse objetivo, os departamentos de Engenharia Química (DEQ) e de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) realizam nesta quinta, 19, e na sexta-feira, 20, o 2º Workshop de Tecnologias Limpas. O objetivo é discutir práticas para o uso sustentável de recursos naturais.

Ao longo dos dois dias de evento, serão abordadas quatro áreas temáticas diferentes: água, energia, aproveitamento de subprodutos e materiais.

Nesta terça-feira, 17, o professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, falou sobre o workshop e sobre o tema, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael