Livro de professores da UFMG sobre práticas de comunicação acessível é distribuído em escolas de BH
Exemplares foram entregues em janeiro às bibliotecas de 323 unidades municipais de ensino

As bibliotecas das 323 escolas pertencentes à rede pública de educação de Belo Horizonte ganharam exemplares impressos do livro Comunicação e acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras, obra lançada pelo Laboratório de Experimentações Sonoras (LES) da UFMG.
O livro foi organizado pelos professores do Departamento de Comunicação Social da Fafich Sônia Caldas Pessoa, Camila Mantovani, Ângela Marques e Phellipy Jácome.
Kits com os exemplares foram recebidos pelas bibliotecas em janeiro por intermédio da Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
A impressão dos livros foi custeada com recursos financeiros aprovados, em 2023, pelo edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A iniciativa é fruto do projeto de ensino, pesquisa e extensão Eu existo e me movo: experiências e mobilidade de pessoas com deficiência, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
A obra também está disponível em formato e-book no site da Editora Fi e ganhou versão em audiolivro, que pode ser ouvido na página da Rádio Terceiro Andar no Spotify.
Interlocução
A publicação traz dicas e informações relevantes sobre acessibilidade e hospitalidade em discursos, produtos midiáticos, audiodescrição, eventos, ambientes digitais e sobre o direito à comunicação acessível.
O guia reúne proposta de epistemologia para concepção e aplicação prática com base na interlocução entre quem pesquisa, ensina e desenvolve projetos de extensão na Universidade e quem vivencia a situação de deficiência no dia a dia.
O Laboratório de Experimentações Sonoras (LES), que é coordenado pelos professores Sônia Caldas Pessoa e Phellipy Jácome e pelo sonoplasta Frederico Pessoa, é vinculado ao Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências e ao Temporona: Coletivo de Ações em Temporalidades e Narrativas.