Notícias Externas

Escritora Dia Nobre publica segundo livro de romance ficcional

Escritora foi finalista do Prêmio Caio Fernando Abreu deste ano, com o livro ‘No útero não existe gravidade’

Autora já foi premiada pelo seu trabalho acadêmico pelo Prêmio Capes de Teses em 2015
Autora já foi premiada pelo seu trabalho acadêmico pelo Prêmio Capes de Teses em 2015 Stella Paiva / Reprodução / Divulgação

As tensas relações com a maternidade, em ser mãe ou ser filha, e as diferentes formas de abuso que são cometidos contra as mulheres dão tom ao novo livro da doutora em história Dia Nobre. Em No útero não existe gravidade, a escritora desenterra essas chagas íntimas e sociais das mulheres, explorando as relações com a família e a sociedade. Questiona a maternidade compulsória e observa, elabora e debate os efeitos secundários desse comportamento. 

No livro, o leitor acompanha uma personagem feminina desde a infância até a vida adulta, tentando remontar mentalmente um quebra-cabeças de memórias e momentos da mãe, após ser abandonada. 

O programa Universo Literário desta quarta-feira, 7, recebeu a autora Dia Nobre, doutora em História, para uma entrevista sobre o livro. Durante a conversa com a apresentadora Michelle Bruck, a escritora abordou o processo de escrita, o formato híbrido e os temas discutidos no livro. 


Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael