Notícias Externas

Escritora Mónica Palacios lança livro sobre o trabalho das recepcionistas

Livro, que é uma homenagem da autora às profissionais de recepção, foi tema de entrevista no programa Universo Literário

Obra conta com ilustrações de Ramis Damasceno Reprodução / Soul Editora

Em homenagem ao dia 26 de julho, em que se celebra o Dia da Recepcionista, a professora e escritora Mónica Palácios lançou o livro A Recepcionista. A obra é uma carta de amor à profissão e é apresentada na perspectiva da protagonista Severina, responsável pelo atendimento ao público, agendamentos, fornecer informações e orientar a circulação de pessoas e visitantes em seu dia a dia. 

Organizado pela Soul Editora e com ilustrações de Ramis Damasceno, o livro apresenta ainda 11 personagens, pacientes com quem Severina tem contato em sua rotina. Na obra, a personagem os observa atentamente, compartilhando um pouco de suas histórias pessoais. 

O programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, recebeu a escritora Mónica Palácios, para um bate-papo com a apresentadora Michelle Bruck, na edição desta quinta-feira, 26. Na conversa, ela falou sobre o lançamento, o processo de escrita e o tema, em homenagem às recepcionistas.

"Eu não posso ter a pretensão de que a Severina represente todas as recepcionistas. Eu a criei inspirada nas minhas próprias percepções sobre a profissão e as Severinas que conheci pela vida. [...] Os personagens que ela conhece são extremamente variados. A minha grande preocupação, que compartilhei com o ilustrador do livro [Ramis Damasceno] foi de não fazê-los de forma caricata. Mas tentar, com uma pinta de humor, sentimentos e muito respeito, caracterizar cada um deles", explicou Mónica.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Produção: Alexandre Miranda e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael