Coberturas especiais

Espaço do Conhecimento abriga sarau de escritoras e leitoras

Oficina de encadernação e percurso temático sobre o planeta são outras atrações deste fim de semana

A escritora Conceição Evaristo, sarau na tarde de sábado visa estimular produção feminina 

A escritora Conceição Evaristo, uma das principais autoras da literatura brasileiraFora do Eixo / Wikipedia sob licença Creative Commons 2.0

Conferir visibilidade à produção cultural feminina, ensinar às crianças técnicas básicas de encadernação e apresentar curiosidades sobre o planeta e seus habitantes. Essas são as propostas das três atividades que serão realizadas neste sábado, 17, e domingo, 18, no Espaço do Conhecimento UFMG.

A programação do fim de semana será aberta pela atividade  O planeta e seus Habitantes, no sábado, às 15h. Em seus bilhões de anos, nosso planeta passou por inúmeras transformações e se viu habitado por diferentes espécies. Não é à toa que muitas dúvidas surgem: quantos aniversários a Terra já fez? Buraco de minhoca leva mesmo para outra dimensão? Muitos desses questionamentos serão explorados no percurso temático.

A atividade retoma o surgimento do universo e da Terra, passando pelas transformações que o mundo sofreu ao longo do tempo. O percurso é indicado para crianças de 4 a 10 anos e tem duração de uma hora. A participação é gratuita, mas é preciso retirar senha na recepção do museu.

Escrita de mulheres
Mais tarde, às 18h30, o Sarau de Escritoras Mulheres reúne escritoras e leitoras para declamar textos. A ideia é dar visibilidade à produção cultural feminina, criando um espaço de compartilhamento de histórias e experiências. As participantes podem levar trechos de livros, poemas e outros tipos escritos que guiarão uma noite de debate sobre a trajetória do gênero feminino na história da literatura.

O Sarau será realizado no âmbito da seção Fábrica da letra, da exposição Demasiado humano, onde há uma linha do tempo sobre a evolução da escrita ao longo da história da humanidade. A classificação indicativa da atividade é livre.

Oficina de encadernação é destinada a crianças a partir de 10 anos
Oficina de encadernação é destinada a crianças a partir de 10 anos Divulgação / Espaço do Conhecimento

O mesmo ambiente será palco da oficina básica de encadernação, que, no domingo, 18, vai ensinar crianças a criar e costurar cadernos personalizados. Os visitantes vão conhecer um pouco da história dos papéis e dos livros na exposição e, em seguida, serão convidados a confeccionar os próprios cadernos, que podem ser levados para casa e usados nas atividades escolares. Podem participar crianças a partir de 10 anos. A atividade começa às 15h e é gratuita.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.