Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento traduz universo de suas exposições para pessoas surdas

Há sete anos, projeto Sábado com Libras promove oficinas e visitas guiadas na língua de sinais

Visitar um museu, conhecer e interagir com exposições cada vez mais tecnológicas e participativas faz parte da rotina cultural de diversas pessoas nos fins de semana. No entanto, para a comunidade de pessoas surdas, as novidades, por vezes, podem ser barreiras para o consumo de arte. 

No Espaço do Conhecimento UFMG, o Sábado com Libras traduz diferentes exposições para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de oferecer oficinas e oportunidades de ensino e de trocas tanto entre pessoas fluentes quanto entre estudantes da língua de sinais. 

Realizada desde 2015, a iniciativa conta com uma oficina mensal aos sábados. A edição de outubro terá, mais uma vez, a atriz e intérprete Dinalva Andrade na condução da visita. 

Adaptação ao remoto e retorno ao presencial
Durante exatos dois anos (de março de 2020 a março de 2022), por conta da pandemia de covid-19, a oficina foi oferecida no formato virtual, com vídeos mensais sobre teatro, astronomia, desenho, música, contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais, entre outros temas. Em abril deste ano, o Sábado com Libras voltou ao formato presencial.

Em entrevista à TV UFMG, Dinalva Andrade simula uma visita em Libras ao Espaço do Conhecimento, dando ao espectador uma ideia do que presenciará na oficina. 

Sábado com Libras
Atividade: Libras para professores e educadores
Quando: sábado, 22 de outubro, às 14h
Onde: Praça da Liberdade, 700
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição

Equipe: Helena Mastrobuono (produção), Márcia Botelho e Otávio Zonatto (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)