Pesquisa e Inovação

Espaço do Conhecimento UFMG convida o público à leitura conjunta em novo projeto

‘Grande Sertão: Veredas’, de Guimarães Rosa, é a obra escolhida para primeira edição do ‘Espaço literário: leituras comentadas’

A iniciativa foi criada para proporcionar pontes entre amantes da literatura e obras de grandes autores
A iniciativa foi criada para proporcionar pontes entre amantes da literatura e obras de grandes autores Divulgação

As inscrições para o projeto Espaço literário: leituras comentadas, promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG, tiveram início nesta segunda-feira, 10. O primeiro encontro está marcado para esta quarta, 12. A iniciativa foi criada para proporcionar diálogos e pontes entre amantes da literatura e obras de grandes autores. Em sua estreia, a atividade proposta pelo projeto é a leitura conjunta de Grande Sertão: Veredas, obra-prima de Guimarães Rosa. 

Os encontros para debater o livro que é reconhecido como um dos maiores romances da literatura brasileira serão gratuitos, virtuais e realizados semanalmente, sempre ás quartas-feiras, ao longo do semestre. As inscrições podem ser feitas no site do Espaço do Conhecimento. Todas as reuniões serão feitas via Zoom e transmitidas pelo canal do espaço no YouTube. As lives vão ficar disponíveis após a transmissão

Em entrevista ao programa Universo Literário desta segunda, 10, Cláudia Campos Soares, professora do Departamento de Letras da UFMG e mediadora do projeto, compartilhou que a iniciativa é especial porque possibilita que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer melhor Guimarães Rosa. “Uma das coisas que as pessoas disseram nesses primeiros tempos é que a leitura de um autor que traz tanta riqueza de experiência, tanta reflexão sobre a vida, sobre a forma de se posicionar diante dela, sobre os problemas que a gente enfrenta, que isso tem sido uma espécie de alento em períodos assim tão duros e tão inóspitos”, refletiu a professora. 

Cláudia Campos Soares explicou como o projeto foi elaborado e falou sobre as particularidades de Grande Sertão: Veredas, a expectativa da participação do público e ressaltou a importância da leitura de clássicos.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas