Espaço do Conhecimento integra 22ª Semana Nacional de Museus
Programação deste ano é focada na conexão das instituições com os campos da pesquisa e da educação
De 14 a 19 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG participa da 22ª Semana Nacional de Museus, realizada anualmente com o intuito de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Neste ano, a programação prevê a oferta de atividades presenciais e virtuais, além de sessões no Planetário. A temática articula os eixos museus, educação e pesquisa e mobiliza as instituições participantes em torno da dimensão educativa, que estimula a democratização do acesso a diferentes saberes, a participação social na produção do conhecimento científico e a conexão entre comunidade acadêmica e sociedade.
Atividade virtuais
Inserido na temática do turismo literário, na terça, 14 de maio, às 12h,o Blog do Espaço apresentará uma lista de destinos e livros que farão o público viajar em meio às páginas ou fora delas.
Por meio de um jogo interativo, na quarta, 15 de maio, às 14h, o Espaço do Conhecimento desafiará os conhecimentos do público sobre curiosidades de importantes museus da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em um quiz no Instagram do museu.
Sessões de Planetário
No dia 16 de maio, haverá duas sessões no Planetário. Às 11h, durante a exibição O segredo do foguete de papelão, as crianças, acompanhadas de um livro falante, vão imaginar uma viagem fantástica pelo Sistema Solar e outros corpos celestes, em um foguete construído com caixas de papelão. Às 16h, a sessão comentada Perdendo o céu escuro abordará os efeitos da poluição luminosa nas formas de vida na Terra e apresentará objetos celestes identificáveis apenas em locais sem nenhuma iluminação artificial.
A sexta feira, dia 17 de maio, está reservada para a sessão Da Terra ao Universo, a partir das 11h, quando o público poderá vivenciar o esplendor dos vários mundos no Sistema Solar e a imensidão de galáxias, em uma viagem colorida e inspirada pelo universo. A partir das 16h, será possível acompanhar, durante a mostra comentada A Lua e o Zodíaco, as mudanças de fase e a posição da Lua e reconhecer as constelações do Zodíaco.
Os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento feito exclusivamente via cartão de débito ou pix. Essa é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$14 (inteira) e R$7 (meia).
Atividades presenciais
No sábado, 18 de maio, às 14h, à exposição MetropoliTRAMAS, juntamente com a equipe de mediadores do museu, vai responder questões sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e discutir as tensões, desafios, possibilidades, encontros, prazeres e conhecimentos presentes nas pessoas que residem nessas regiões. A atividade será acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.
Você sabia que o primeiro jogo de futebol da capital mineira aconteceu no Parque Municipal? Novamente, por meio da exposição MetropoliTRAMAS, domingo, 19 de maio, às 15h, a visita mediada contará a história do futebol na RMBH, sua evolução junto com o crescimento das cidades e o potencial desse esporte para a sociabilidade. Também serão abordadas as relações de afetividade que os torcedores estabelecem com seu time do coração.
Os ingressos serão emitidos duas horas antes da atividade.
A Semana Nacional de Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio do Conselho Internacional de Museus (Icom). Ela busca contribuir para dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).