Especialização em comunicação pública da ciência recebe inscrições até domingo

Quarenta vagas estão abertas a profissionais interessados em ampliar sua compreensão sobre os fundamentos da divulgação científica

Identidade visual da especialização Amerek
Identidade visual da especialização Amerek Arquivo Amerek

Continuam abertas até domingo, dia 28 de janeiro, na página da Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), as inscrições para a nova turma do curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG (Amerek), que oferece 40 vagas, sendo quatro destinadas a bolsistas.

Podem se candidatar interessados no campo da comunicação da ciência que tenham concluído um curso de graduação em qualquer área. A seleção ocorrerá em duas etapas eliminatórias, e não será necessária a presença física do candidato. Serão analisados o currículo e o histórico escolar, carta de intenções e miniensaio escritos pelo candidato, além de seu desempenho em entrevista on-line.

A formação tem custo de R$ 5.355 à vista ou 18 parcelas de R$ 350. O resultado das inscrições será divulgado no dia 31 de janeiro, na página do curso no Facebook e pelo e-mail informado no ato da inscrição.

Via de mão dupla
Nome dado à especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência, Amerek tem origem na cultura krenak e significa abraçar, cercar, beliscar. É uma referência à visão de que a comunicação deve ser feita por meio da interação, em via de mão dupla, como troca de “cutucões” e não apenas como transmissão de cima para baixo.

O curso põe em contato profissionais de áreas diversas, como professores, jornalistas, pesquisadores, educadores, gestores e demais interessados em conhecer os fundamentos, técnicas, teorias e práticas de divulgação científica.

O Amerek está vinculado ao Departamento de Sociologia da Fafich e foi apoiado em sua criação pelo Instituto Serrapilheira.