Ensino

Especialização em Educação em Ciências abre seleção para coordenador do curso

Candidatos devem ser docentes concursados do quadro de servidores ativos da UFMG; inscrições serão realizadas de 1º a 5 de maio

Curso sediado na Faculdade de Educação tem objetivo de auxiliar professores da área de ciências da natureza
Curso sediado na Faculdade de Educação tem objetivo de auxiliar professores da área de ciências da natureza Foto: Lucas Braga | UFMG

Estarão abertas, de 1º a 5 de maio, as inscrições para seleção de coordenador do curso de especialização em Educação em Ciências, ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (Cecimig) da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

Segundo o edital, o coordenador receberá uma bolsa para atuar no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), cujo valor pode variar de acordo com a qualificação do concorrente. São R$ 2 mil mensais para o perfil de Coordenador I, que exige experiência mínima de três anos como professor no magistério superior, e R$ 1.550 para Coordenador II, cujo requisito é mestrado em Educação na área de ciências da vida e da natureza e experiência de pelo menos um ano na docência do ensino superior.

Gratuito e semipresencial, o curso tem o objetivo de auxiliar professores da área de ciências da natureza a aprimorarem suas práticas por meio de investigações orientadas, reflexões e trocas de experiências com os docentes. Neste ano, a formação ocorrerá nos polos sediados em Bom Despacho, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Serrana e Sabará.

Os candidatos devem ser docentes concursados do quadro de servidores ativos da UFMG, licenciados em química, física ou biologia, com disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao programa. Estão incluídos na carga horária os sábados letivos e viagens aos polos nos quais a formação será ofertada.

A seleção se dará em duas etapas (eliminatória e classificatória), com análise de currículo e carta de intenções. O resultado preliminar será divulgado, no dia 10 de maio, no site do Centro de Apoio à Educação a Distância. O resultado final sai no dia 23, após decurso do prazo para interposição de recursos.