Especialização que lida com estudos de solos seleciona professores formadores

Inscrições serão efetuadas de 1º a 18 de agosto; podem ser candidatar docentes de áreas como Agronomia e Engenharia Florestal

fq
Os egressos do curso atuam no PronaSolos, que tem a finalidade de mapear os solos brasileiros Imagem: Matheus Espíndola (produzida com IA)

De 1º a 18 de agosto, o curso de especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos recebe inscrições para a seleção de 12 professores formadores, responsáveis por desenvolver e ministrar as disciplinas do curso. Veja o edital.

Os candidatos devem ser, preferencialmente, docentes em atividade do quadro permanente da UFMG, mas serão admitidas, complementarmente, inscrições de professores aposentados pela Universidade e de outras instituições.

Os candidatos devem ter formação acadêmica em cursos da Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia e afins.

Além disso, é necessária experiência de ao menos um ano como docente no ensino superior e titulação mínima em nível de mestrado. É preciso ter disponibilidade para comparecer às reuniões presenciais realizadas pela coordenação do curso, no campus Pampulha.

A bolsa do programa UAB, responsável por fomentar o curso, tem valor de R$ 1.850 para Professor Formador I, classificação para a qual são necessários três anos como docente no ensino superior, e de R$ 1.550 para Professor Formador II, categoria em que se exige somente um ano de experiência.

A formação é ofertada pelo Instituto de Geociências (IGC), com apoio do Centro de Apoio ao Ensino à DEistância (Caed).

Programa nacional
A especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos tem o objetivo de formar agentes públicos e profissionais aptos a identificar e reconhecer solos, elaborar e interpretar mapas pedológicos para fins agrícolas e ambientais.

Os egressos deverão atuar, principalmente, no Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), que tem a finalidade de mapear e levantar informações sobre os solos brasileiros, amenizando a carência de dados sobre o tema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, menos de 5% do território nacional dispõe de mapas com escalas detalhadas.

A seleção para a primeira turma ocorrerá ainda em 2023. O edital para a admissão de alunos será disponibilizado na página do Caed

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail unisolos@gmail.com.

Assessoria de Comunicação do Caed