Arte e Cultura

Espetáculo montado por alunos celebra 20 anos da graduação em Teatro

Criação coletiva inspirada em ensaio de Antonio Candido será apresentada nesta sexta, no Centro Cultural UFMG

Ensaio do espetáculo 'De onde nascem as margens'
Ensaio do espetáculo 'De onde nascem as margens?', que promove reflexão sobre a educaçãoProdução do espetáculo

Quatorze alunos do 4º período do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG são responsáveis pela criação do espetáculo De onde nascem as margens?, resultante do trabalho realizado em disciplina obrigatória que reuniu estudantes do bacharelado e da licenciatura. Com base no estímulo a processos de criação coletiva e colaborativa desde a concepção e sob coordenação acadêmica da professora Bya Braga, o projeto teve como desafio temático a educação, com inspiração inicial no ensaio Educação pela noite, do sociólogo e crítico literário carioca Antonio Candido. Todo o processo foi marcado por discussão crítica sobre o tema na atual conjuntura brasileira.

Para Bya Braga, que assina a direção cênica do espetáculo, o teatro como conhecimento tem função mediadora peculiar para tratar de assuntos complexos, e o tema da educação suscitou a reflexão dos estudantes sobre sua própria formação dentro do curso, que completa 20 anos em 2019.

Foi possível também, segundo Bya, explorar diversos temas que perpassam o ensino em todas as suas instâncias, como a violência, o autoritarismo, a precarização da profissão de professor, as questões identitárias do estudante e seus impactos no ambiente educacional. “O resultado é uma composição cênica cômica, absurda e dramática”, diz a professora e diretora.

A montagem, que será encenada na próxima sexta-feira, dia 27, no Centro Cultural UFMG, foi abordada em reportagem publicada na edição 2.073 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.