Estação Ecológica da UFMG promove atividades para celebrar o Dia do Cerrado

Mais de 375 visitas foram agendadas para o evento que ocorre pela primeira vez este ano

O Cerrado é maior bioma brasileiro em extensão e abrange mais de 11 estados no Brasil, sendo encontrado em todas as regiões, exceto o sul do país. Caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca, sua vegetação é, em sua maior parte, formada por árvores baixas, esparsas, com troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos. O Cerrado é considerado a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

Para celebrar o dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, a Estação Ecológica UFMG promove a Semana do Cerrado. O evento mostrará os animais desse bioma, como lobo guará e capivara, por meio de maquetes e histórias em quadrinhos, entre outros materiais; ainda serão realizados jogos e os grupos escolares que já agendaram a visita participarão de uma trilha. Também haverá uma exposição para degustação de produtos da culinária típica do Cerrado.

As atividades ocorrem entre os períodos das 10h30 às 11h30 e das 14h às 16h, para escolas já agendadas. Demais públicos podem visitar a Estação Ecológica e conferir a programação da semana do Cerrado a partir das 10h30 e das 16h30. O evento vai até sexta-feira, 13. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-2295.

Estação Ecológica

A Estação Ecológica UFMG é uma área verde protegida, uma das maiores de Belo Horizonte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. Tem uma área de 114 hectares, na qual predominam características dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O local, dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, também guarda uma interessante relação histórica com a cidade de Belo Horizonte, com várias ruínas arqueológicas.

Ficha técnica: Luiz Cisi (produção); Larissa Costa (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens); Jessika Viveiros e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).