Estudante do ICA elabora guia de identificação de plantas daninhas

Disponível na internet, manual lista espécies existentes no campus Montes Claros

Plantas daninhas podem atrapalhar a produção agrícola. Na imagem, planta do gênero mimosa, um dos identificados no campus
Planta do gênero mimosa, um dos identificados no campus Montes ClarosEric Hunt / CC BY-SA 4.0

Distinguir plantas daninhas é um passo importante para desenvolver e estabelecer métodos de controle com o objetivo de proteger a produção agrícola. Essa premissa motivou o estudante Márcio Xavier, da graduação em Engenharia Florestal da UFMG, a identificar e classificar essas plantas no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). O trabalho resultou em um guia disponível gratuitamente na plataforma virtual Field Museum. O material elaborado por Xavier pode ser utilizado por outros estudantes, pesquisadores ou produtores rurais.

Márcio Xavier deu detalhes sobre o projeto, que integra o Herbário Norte-mineiro, no programa Veredas da Ciência, que foi ao ar pela Rádio UFMG Educativa nesta semana. A reportagem é de Amanda Lelis.