Pessoas

TV UFMG: estudantes contam como é fazer graduação na terceira idade

Cento e três graduandos com mais de 60 anos estão matriculados na UFMG

O Brasil alcançou, em 2018, a marca de 30 milhões de idosos, o que representa aproximadamente 14% do total da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As projeções do órgão também indicam que, em 2030, essa faixa populacional representará a maioria absoluta da população brasileira, ocupando espaços antes circunscritos a jovens e a adultos. Um desses espaços é a Universidade.

A UFMG tem 103 alunos com mais de 60 anos na graduação, em diversas áreas do conhecimento, sendo que 37 têm 65 anos ou mais. O total de alunos matriculados na instituição soma mais de 30 mil graduandos.

A TV UFMG conversou com três estudantes que decidiram começar a estudar ou retomar sua formação acadêmica após os 60 anos. Com diferentes interesses e motivações, Sueli Campos, estudante de Biblioteconomia, Cleusa Barros, recém-chegada ao curso de Matemática e Reginaldo Silveira, do curso de Gestão de Serviços de Saúde, relatam suas experiências na UFMG. Assista!

Entrevistados:
Sueli Campos – estudante Biblioteconomia UFMG