Arte e Cultura

Evento da Semana do Conhecimento aborda o "fazer musical" por computadores

Apresentação feita por alunos da Escola de Música da UFMG reúne performances musicais com o uso da tecnologia

Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva
Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva Foto: Divulgação

Ocorre, nesta semana, a edição 2020 da Semana do Conhecimento UFMG. Neste ano, o evento é realizado em ambiente digital, com o tema Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. O Circuito Cultural UFMG #emcasa também ajuda a compor a programação e, em parceria com a Semana do Conhecimento, apresenta nesta quarta-feira, 21, o show Aproximações tecnológicas: abordagens para o fazer musical utilizando computadores.

A apresentação reúne quatro alunos da Escola de Música da UFMG (Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva), que apresentam performances musicais com o uso da tecnologia. Cada artista preparou uma apresentação, feita por meio de programas de computador, equipamentos eletrônicos e instrumentos convencionais, revelando as inúmeras possibilidades que o computador permite no fazer musical.

No programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 20, o compositor e mestrando em Música na UFMG Rubens Silva, um dos artistas que se apresenta no evento, falou sobre o processo e sobre sua participação.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A apresentação às 19h, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no Youtube.

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael