Excesso de telas intensificado pela pandemia pode provocar impactos na visão

Professor da UFMG dá dicas para prevenir problemas causados pelo uso contínuo de computadores, celulares e TV

x
Excesso de telas pode causar miopia, cansaço visual e olho secoFree-Photos I Pixabay

Com o isolamento social causado pela pandemia, o cotidiano das pessoas mudou consideravelmente. Do estudo ao trabalho, os ambientes presenciais foram substituídos por telas. Além disso, o contato com as pessoas do ciclo social passou a ocorrer, principalmente, nas redes sociais, por meio do celular e computador. E nas horas de distração e lazer, muitas pessoas acabam escolhendo assistir filmes, séries, documentários, programas na televisão.

Segundo a ConVid - Pesquisa de Comportamentos, feita de maneira on-line em 2020 pela Fiocruz em parceria com a UFMG e a Unicamp, entre os cerca de 44 mil adultos entrevistados, 22% relataram uso de tablet e computador por 9 horas diárias. Já em relação aos quase 10 mil adolescentes ouvidos pela pesquisa, aproximadamente 63% passam mais de 4 horas por dia no celular, tablet ou computador para entretenimento, ou seja, além do tempo das aulas online.

Diante desse aumento, de que maneiras o uso intenso de telas pode interferir na visão das pessoas? E o que fazer para prevenir problemas oculares? A repórter Beatriz Kalil conversou com André Aguiar Oliveira, professor adjunto do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e com Guilherme Miranda, aluno de Ciência da Computação da UFMG e programador, que precisou providenciar novos óculos durante a pandemia.