Arte e Cultura

Exposição 'Moradores - A Humanidade do Patrimônio' celebra habitantes de Sabará, na RMBH

Projeto que promove a mostra completa 10 anos em 2022 e já percorreu 5 estados, exibindo retratos gigantes e filme-documentário sobre as cidades visitadas

Sabarenses foram chamados a se reconhecerem como patrimônio cultural da cidade e contar suas histórias de afetividade com o território
Sabarenses foram chamados a se reconhecerem como patrimônio cultural da cidade e contar suas histórias de afetividade com o território Projeto Moradores

Está aberta, até o próximo dia 12, a exposição Moradores - A Humanidade do Patrimônio, no município de Sabará, um dos mais antigos de Minas Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa faz parte do Projeto Moradores, que completa 10 anos em 2022 e já percorreu 5 estados, retratando a memória dos habitantes de diferentes cidades. Agora, é a vez de Sabará. A mostra exibe retratos gigantes cidadãos locais que podem ser vistos no adro da  Igreja do Rosário, na Praça Melo Viana. Além das fotografias, o projeto conta com um filme-documentário que reconta a história da cidade a partir de entrevistas com sabarenses.

Ao todo, foram 100 entrevistados, que compartilharam histórias e memórias afetivas sobre o local. Entre eles, figuras conhecidas, como o ex-goleiro Dejair, campeão mineiro pelo Esporte Clube Siderúrgica, e a musicista Nath Rodrigues, destaque da música mineira neste ano, vencedora das etapas regional e nacional do Festival da Canção Aliança Francesa 2021. O Projeto Moradores é uma criação da NITRO Histórias Visuais, de  Belo Horizonte. Nesta sexta-feira, 3, o programa Conexões recebeu o produtor e coautor da iniciativa, Gustavo Nolasco, para descobrir um pouco mais sobre a exposição Moradores - A Humanidade do Patrimônio.

O convidado contou a história de criação do Projeto Moradores e seu propósito, que é o de usar a arte para preservar o patrimônio das cidades, através das histórias e memórias afetivas de seus moradores. Para ele, a iniciativa, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como ação de sucesso em Educação Patrimonial, é um chamado para outros projetos e políticas públicas a falar sobre patrimônio de forma menos técnica e mais palpável e próxima das pessoas.

Nolasco também comentou que o que torna o projeto tão cativante, até mesmo para os idealizadores, é a paixão humana por ouvir histórias. “Quem tá ali escutando a história de uma outra pessoa às vezes se identifica com uma coisa que a pessoa falou, tem uma relação com o lugar que a pessoa falou, com o sentimento, com uma pessoa que ela lembrou. Isso vai criando conexões, sabe? E pensando que essas conexões todas estão com a base num mesmo território, isso é o bonito e, cá pra nós, é o que deixa a gente doido pra querer seguir fazendo”, refletiu o produtor.

O entrevistado explicou como foi a mediação do contato entre o Projeto Moradores e a cidade de Sabará, que vive um momento de celebração e resgate de histórias que casa perfeitamente com a iniciativa, e contou que a mostra já está recebendo visitas e repercutindo nas redes sociais, com os moradores passando e identificando os próprios rostos e histórias. “O que a gente procura exatamente é isso. Pra nós o resultado é a pessoa no final falar ‘puxa vida, como é bacana eu contar minha história, como é bacana eu morar nesse lugar. Quando acontece isso, a gente pode arrumar nossa malinha e ir embora, o nosso trabalho como cidadão e como produtor cultural tá feito. A sementinha germinou”, declarou Nolasco.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A exposição Moradores - A Humanidade do Patrimônio fica aberta até o dia 12 de dezembro, no adro da Igreja do Rosário da Praça Melo Viana, em Sabará. O acesso é gratuito. Mais informações sobre o Projeto Moradores e a mostra estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram. A UFMG Educativa lembra da importância do uso de máscara, higienização frequente das mãos e respeito ao distanciamento social nos eventos presenciais.

Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas