Arte e Cultura

Fachada digital do Espaço do Conhecimento projeta documentários com temáticas sociais

Cena de 'Dandaras – a força da mulher quilombola', documentário que será projetado nesta semana
Cena de 'Dandaras – a força da mulher quilombola', documentário que será projetado nesta semana Divulgação

A partir de hoje, 19, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG projeta obras relacionadas a cidadania, ocupação de espaços, comunidades, culturas, meio ambiente e cena urbana. As 13 projeções noturnas, que serão exibidas até 19 de novembro, foram selecionadas na chamada temática Ativismos contemporâneos e podem ser vistas da Praça da Liberdade.

De hoje até domingo, 25, a fachada exibirá sessões dos dois primeiros documentários. Às 19h30 e 20h, serão exibidos, respectivamente, Dandaras – a força da mulher quilombola, das antropólogas Amaralina e Ana Carolina Fernandes, e BH no ritmo da luta, da jornalista e produtora audiovisual Dandara Andrade.

Dandaras narra, com sensibilidade, as histórias e memórias das mulheres quilombolas. Segundo as idealizadoras, conhecê-las “é extremamente importante para compreender esse Brasil diverso etnicamente, com várias disputas pelos direitos e seus sujeitos defensores.

No ritmo da luta

Uso livre do espaço público, direito à moradia, mobilidade urbana e descentralização do acesso aos bens culturais são algumas das questões tratadas em BH no ritmo da luta. No filme, a recente vitalidade do carnaval de rua belo-horizontino é retratada não só como lugar de folia, mas também de questionamento, resistência e enfrentamento.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG