Faculdade de Medicina inaugura complexo físico do Laboratório de Simulação

Instalações são usadas em disciplinas dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Radiologia e na capacitação de residentes do Hospital das Clínicas

Reitora Sandra Goulart e o diretor Humberto José Alves acompanham demonstração na ala 3 do LabSim
Sandra Goulart e Humberto Alves acompanham demonstração na ala 3 do LabSim Estefânia Mesquita | Faculdade de Medicina da UFMG

A Faculdade de Medicina da UFMG inaugurou, nesta terça-feira, dia 15, o complexo físico do Laboratório de Simulação (LabSim), composto de quatro alas. A cerimônia foi realizada na ala 3, a construção mais recente, que está localizada no terceiro andar e ocupa área de 1.382 metros quadrados. Participaram do evento a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, diretores da Faculdade, coordenadoras dos colegiados dos cursos de graduação da Instituição e do LabSim, além de convidados.

“Essa nova área física foi projetada para propiciar um espaço qualificado para a Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico (Osce) e para as estações práticas de casos clínicos com videodebriefing, uma técnica mais moderna empregada na metodologia de ensino baseado em simulação”, contou a coordenadora do Labsim, professora Maria do Carmo Barros de Melo.

Além das salas específicas para a Osce, há uma copa para funcionários e professores que utilizam o laboratório, camarim para a participação de atores no ensino baseado em simulação, amplo almoxarifado, auditório com espaço para tradução simultânea, salas multiuso e manequins. “O novo espaço possibilita diversas práticas e estimula o aprendizado usando uma metodologia ativa, que é a simulação”, pontuou a coordenadora.

Ao entrar pela primeira vez na ala 3, o professor Tarcizo Nunes relembrou o percurso para autorização do projeto e captação de recursos para construção do espaço durante sua gestão como diretor da Faculdade (2014-2018). “Vendo o laboratório pronto, não dá para imaginar como foi o caminho até aqui. Houve luta e esforço de muita gente para que isso acontecesse. Sozinhos jamais conseguiríamos. Espero que renda muitos frutos”, afirmou.

“É assim que construímos, cada um fazendo aquilo que faz de melhor", disse o diretor da Faculdade, Humberto José Alves. "Em nome desta diretoria e da anterior, agradecemos a todos os funcionários, servidores técnico-administrativos e docentes, estudantes bolsistas e estagiários, os colegiados, aqueles que trabalharam na obra e os que atuaram em todos os processos de construção deste laboratório, incluindo a Reitoria, com todo seu apoio. É um prazer fazer parte desse momento histórico.”

“Conheci esse espaço há pouco tempo. Sabia da obra, mas não imaginava a dimensão e qualidade do laboratório. A conclusão mostra que o projeto foi bem feito e que os esforços valeram. Essa realização será importante para os três cursos da Faculdade, mas também para todo o complexo da Saúde e para a sociedade como um todo”, afirmou a reitora Sandra Goulart Almeida.

Atuação múltipla
Em relação às outras alas do Complexo do LabSim, a professora Maria do Carmo informou que uma delas é usada principalmente pelo curso superior de Tecnologia em Radiologia, e outra, especialmente pela Fonoaudiologia. “O nosso laboratório de Fonoaudiologia é o mais bem equipado da América Latina”, destacou. E ainda há um projeto para a ala 4, no terraço acima do Laboratório, que objetiva disponibilizar uma carcaça de ambulância ou de helicóptero para promoção de atividades interativas para os alunos, incluindo os de extensão, sobre suporte básico de vida para a comunidade geral.

De acordo com Maria do Carmo, o LabSim ficou pronto em maio de 2020 e começou a ser utilizado em setembro para diversas disciplinas. A ideia agora é equipar melhor os circuitos de comunicação de áudio e vídeo, porque é importante que as práticas simuladas sejam filmadas para que seja utilizado o debriefing, metodologia em que é passado um feedback de forma interativa para o aluno. Isso possibilita que ele veja o que fez e reflita melhor sobre suas ações, facilitando a memorização e o aprendizado com vistas à prestação de assistência mais elaborada a pacientes reais.

A vice-diretora Alamanda Kfoury, a reitora Sandra Goulart, o diretor Humberto José Alves e a coordenadora do LabSim, Maria do Carmo de Melo, descerraram a placa do complexo
A vice-diretora Alamanda Kfoury, a reitora Sandra Goulart, o diretor Humberto Alves e a coordenadora do LabSim, Maria do Carmo de Melo, descerraram a placa do complexo Estefânia Mesquita | Faculdade de Medicina da UFMG

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina