Notícias Externas

Fapemig oferece formação empreendedora para alunas bolsistas da pós-graduação

Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela) divulga ferramentas para desenvolvimento de projetos nas universidades

Em workshop na UFMG, a professora Adla Teixeira, da FaE (à esquerda), Luciana Silva, idealizadora da OncoTag, e Marcela Drummond, CEO da Myleus Facility Acervo Fapemig

De acordo com dados da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo inteiro são mulheres. Nas Ciências Exatas, são 18%, 8% e 2% de mulheres no bacharelado, mestrado e doutorado, respectivamente. Além disso, de acordo com dados do IBGE, menos de 40% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil. Aumentar a representatividade feminina nas ciências e na indústria é um dos objetivos do Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Lançado em 2018, o Desafio é direcionado a bolsistas integrantes do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Fapemig – ou seja, alunas de mestrado ou doutorado que recebam bolsa da Fundação. Na última semana, foi divulgada sua primeira chamada para projetos (Chamada Fapemig 01/2019). O objetivo é promover a capacitação de mulheres em técnicas e habilidades empreendedoras por meio de formação intensiva de sete semanas. O programa inclui temas como oportunidades e desafios do empreendedorismo em ciência, tendências para a área de pesquisa e comunicação.

“A expectativa é receber até 60 projetos para participar dessa formação. As participantes terão oportunidade de conhecer ferramentas e metodologias que poderão ser aplicadas nos projetos que desenvolvem nas universidades, na condição de alunas dos programas de pós-graduação, e também desenvolver habilidades que poderão levar para diferentes aspectos da vida”, comenta Caroline Valeriano, coordenadora da unidade Simi/Fapemig, responsável pela execução do projeto.

Workshops
A Chamada Fapemig 01/2019 está disponível para consulta no site da Fundação https://fapemig.br/pt/dela/. As propostas devem ser enviadas até 10 de maio de 2019, por meio do link disponível na página.

O programa de formação empreendedora prevê conteúdo em modelo webinar, mentorias individuais e presencias e entrega de atividades. Ao longo do mês de abril, estão sendo realizados workshops em seis cidades mineiras a fim de divulgar o programa e esclarecer dúvidas. O primeiro foi realizado em Juiz de Fora, no dia 2. Na sequência, as atividades aconteceram em Viçosa (11), Lavras (16) e Belo Horizonte (23). No dia 25, foi a vez de Uberlândia, e no dia 30, Montes Claros.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site da Fapemig.