Notícias Externas

Felipe dos Santos, músico de BH e baixista de blocos de carnaval, lança primeiro álbum solo

‘Meu amigo Tilelê Diz Que Sou Brega Mas Eu Acho Isso Meio Problemático’ foi produzido no home studio de Felipe, de forma experimental

‘Operário da música’, nas palavras do próprio: trajetória do músico começou aos 14 anos, tocando em barzinhos
‘Operário da música’, nas palavras do próprio: trajetória do músico começou aos 14 anos, tocando em barzinhos Fábio Xavier/Divulgação

O músico belo-horizontino Felipe dos Santos, baixista dos blocos de carnaval Abalô Caxi e A Roda, lançou nas plataformas digitais nesta sexta, 14, seu primeiro álbum solo: Meu amigo Tilelê Diz Que Sou Brega Mas Eu Acho Isso Meio Problemático. Com inspiração no também músico Sidarta Riani, que é o amigo do título, e uma diversidade de referências da música brasileira, o também estudante da Escola de Música da UFMG gravou e produziu as canções do disco em home studio, de forma experimental.

São dez faixas organizadas entre o “Lado A” e o “Lado B”, como nos discos de vinil, que falam de diversidade, reflexões sobre questões sociais, afetos, relatos confessionais e críticas ao elitismo na produção musical, especialmente em BH. O trabalho também reflete os processos musicais do artista ao longo de sua carreira, além de contar com colaborações de amigos, gravadas à distância.

Felipe dos Santos foi o entrevistado do programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, desta sexta. Ele compartilhou como foi o processo de produção em seu estúdio caseiro, devido à pandemia. “Eu fiz ele praticamente sozinho. Eu mesmo criei todos os arranjos. Eu mesmo toquei a maior parte dos instrumentos e convidei alguns instrumentistas para fazer algumas coisas. O processo de composição tem canções que o arranjo surgiu primeiro, tem canções que saiu junto arranjo e letra. Também tem essa coisa de ter tido um trabalho especial de montar os arranjos para o disco”, explicou.

O compositor mineiro ainda revelou que a banda paulistana O Terno e o Clube da Esquina estão entre as principais influências para o álbum que teve sua concepção a partir do título. O lançamento já está disponível nas plataformas digitais. Para acompanhar o trabalho de Felipe dos Santos, acesso o perfil do artista no Instagram.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas