Arte e Cultura

Festival de Inverno promove reflexão sobre o Brasil contemporâneo à luz do Modernismo

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural, falou sobre o evento em entrevista à Rádio UFMG Educativa

O Festival de Inverno UFMG é referência nacional de espaço de criação e de interlocução entre universidade e sociedade
Festival de Inverno UFMG é referência nacional como  espaço de criação e de interlocução entre universidade e sociedade no campo da culturaReprodução / Instagram

Começa nesta sexta-feira, 23, a 53ª edição do Festival de Inverno UFMG, com a temática Escutas e vozes dos brasis. A programação, on-line e gratuita, aborda os impasses do Brasil contemporâneo à luz de uma revisão dos 100 anos do Modernismo, cujo marco foi a Semana de Arte Moderna de 1922. 

Durante nove dias de evento, o público poderá acompanhar uma programação diversificada, com rodas de conversa, palestras e duas oficinas, com direito a certificado de participação. Também estão previstas 12 atrações artísticas – exposição virtual, espetáculo teatral, apresentações musicais, performances e encontros poéticos. 

A programação foi planejada conjuntamente pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) e pelo projeto MinasMundo, que procura fazer uma revisão dos sentidos do Modernismo em diferentes linguagens artísticas, intelectuais e políticas, com base na viagem dos modernistas a Minas Gerais em 1924.

A 53ª edição do Festival de Inverno foi destaque do programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa nesta quinta-feira, 22. A jornalista Luíza Glória conversou com o professor Fernando Mencarelli, um dos coordenadores do evento e diretor de Ação Cultural. 


Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael