Notícias Externas

Dança de salão na capital mineira é celebrada em festival virtual e gratuito

'Noh! Minas Dança a Dois' começa no próximo sábado, 20, com uma programação de entrevistas e workshops

Guilherme Veras, idealizador do projeto, frequenta a dança de salão de BH desde os 14 anos e, atualmente, trabalha como educador e pesquisador na área. Divulgação

Neste sábado, 20, o Festival Noh! Minas Dança a Dois dá largada à sua 1ª edição. O evento ocorre em formato virtual e aborda o universo da dança de salão em Belo Horizonte através de entrevistas e workshops. A programação conta com a presença de profissionais renomados da cena de Minas Gerais e pretende analisar as linguagens da dança de salão sob uma perspectiva contemporânea.

A dança de salão é um termo guarda-chuva para diversos tipos de danças performadas em casal. No Brasil, existem bailes e escolas especializadas nesse tipo de apresentação, que geralmente são conduzidas ao som de gêneros como o sertanejo universitário, o forró, o samba de gafieira, a salsa, entre muitos outros.

O pesquisador e idealizador do projeto, Guilherme Veras, participou do programa Expresso 104,5, apresentado por Filipe Sartoreto, nesta quinta-feira, 18. Durante a entrevista, Veras deu mais detalhes sobre o Festival e falou de seu amor pela cena da dança de salão, que começou aos 14 anos de idade.

"A medida que o tempo foi passando, uma coisa que, para mim, era um hobby acabou se tornando maior e virando a minha profissão. [...] O Festival traz um olhar contemporâneo, com o que está acontecendo de mais novo em tecnologia nas danças de salão, mas também documenta, registra e catalografa os profissionais que fazem parte desse universo em Minas Gerais", explicou o pesquisador.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para saber mais sobre o evento, basta acessar as redes sociais do Festival Noh! Minas Dança a Dois.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas