Notícias Externas

Com quase 10 anos de história, Festival Timbre, de Uberlândia, estreia a primeira edição on-line

Programação deste ano inclui artistas que fazem parte da história do Festival, como Elza Soares, Renegado e Black Pantera

O Festival Timbre, de Uberlândia, realiza a primeira edição on-line, com programação diversificada, até o próximo domingo, 19. Há quase uma década, o evento vem se destacando como a principal iniciativa de música independente da região do Triângulo Mineiro e um nome importante no circuito nacional de festivais independentes. Pelos palcos do Timbre já passaram nomes de todo o país, como Criolo, Anavitória, Marcelo D2, Tiago Iorc, Emicida e Rael.

Banner oficial do Festival Timbre
Banner oficial do Festival Timbre Divulgação

Na programação deste ano estão cantores e grupos musicais que fazem parte da história do Timbre, como Elza Soares, Renegado, Porcas Borboletas, Black Pantera, Gabriel Gonti, Arthur Xará e Natania Borges. Além das apresentações, que ocorrem no final de semana, o Festival traz bate-papos com artistas, uma conversa sobre representatividade nos palcos e um pitching com artistas independentes que vão apresentar suas propostas musicais ao público e a outros grandes eventos musicais de todo o Brasil. A edição também adianta as comemorações de 10 anos do Festival, que completa sua primeira década no ano que vem.

O programa Expresso 104,5, apresentado por Filipe Sartoreto, convidou nessa quarta, 15, o idealizador e produtor do Timbre, Gabriel Caixeta, conhecido também como Bibi. Caixeta explica que o evento, em um primeiro momento, foi pensado para o público do Triângulo Mineiro, mas ao longo dos últimos anos, tem recebido cada vez mais pessoas de cidades como Belo Horizonte, Brasília e outras do interior de Goiás e São Paulo. O produtor associa essa popularização ao "conceito e programação [do Festival], que abarca todos os tipos de gênero". "Sempre investimos em trazer artistas maiores, mais conhecidos, mas ao lado de artistas menores, locais" explicou o produtor, ao falar sobre as origens do Festival Timbre.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Fique atento para acompanhar a programação do Festival: os bate-papos e o pitching de artistas serão transmitidos pelo Instagram, enquanto os shows vão ao ar pelo canal do Festival Timbre no Youtube.

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas