Notícias Externas

Ficção científica explora espécies de dinossauros rivais diante da ameaça do famoso asteroide

‘Crônicas do Cretáceo: O tempo antes de nós’ é o primeiro romance do zoólogo André Nemésio

Principal motivação da obra foi mostrar a importância da ciência e como ela opera, contando, ao mesmo tempo, uma história cativante Reprodução / Instagram cronicasdocretaceo

Será que espécies rivais conseguiriam se unir em prol da própria sobrevivência? Essa é a premissa do livro Crônicas do Cretáceo: O tempo antes de nós, escrito por André Nemésio. O autor, que também é zoólogo, mestre e doutor pela UFMG e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), construiu um mundo em que a evolução produziu duas espécies inteligentes ao mesmo tempo, ambas descendentes de dinossauros carnívoros.

O livro apresenta uma fictícia realidade do passado e também o que seria o nosso futuro, com colônias terráqueas na lua e em Marte descobrindo sinais da saga evolutiva vivida pelas duas espécies. Em seu primeiro livro, o escritor se utiliza de descobertas científicas nas áreas da astronomia, geologia e paleontologia sem perder de vista temas sociais de relevância, como o negacionismo e o sexismo.

André Nemésio foi o entrevistado do programa Universo Literário desta quarta, 19. O cientista comentou como o asteroide que ameaçava os dinossauros de sua obra faz um paralelo com o momento da pandemia que vivemos e outras correlações do passado com o presente. O autor também explicou como foi o desafio de busca da linguagem, fugindo de excessos didáticos que pudessem tornar a leitura maçante.

Por fim, o zoólogo revelou que sua principal motivação para escrever o livro foi mostrar a importância da ciência e como ela opera para conseguir um diálogo efetivo com o público. “Acho que é uma forma da gente ocupar todos os espaços possíveis para dialogar com a sociedade e a literatura é um desses espaços que deve ser preenchido. A ficção científica, dentre os gêneros literários, é o caminho mais óbvio para que a gente possa dialogar com as pessoas”, detalhou.

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Alessandra Dantas