Arte e Cultura

Fotógrafo ganês faz palestra, na Fafich, sobre projeto social com comunidades africanas

O projeto Olhares Cruzados já resultou em 30 exposições, três vídeo-documentários e nove livros
O projeto Olhares Cruzados já resultou em 30 exposições, três vídeo-documentários e nove livros Acervo do projeto

O projeto Olhares Cruzados, que promove troca de fotografias, cartas e objetos artísticos entre crianças e adolescentes africanos e latino-americanos, é tema de palestra que será realizada às 19h15 de hoje, 23, no auditório Professor Baesse da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). O palestrante será o fotógrafo ganês Nii Obodai.

Criado em 2004, o projeto tem o objetivo de fortalecer as identidades e ampliar os universos culturais dos envolvidos. Já foram realizadas 12 edições, contemplando cerca de 1.500 crianças e adolescentes em comunidades de Angola, Moçambique, Senegal, Haiti, Congo, Mali, Guiné Bissau, Cabo Verde, Bolívia e Paraguai, além de dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Pará e Amazonas.

Os resultados são publicados em livros e vídeos, que são distribuídos nas comunidades, em escolas e bibliotecas no Brasil e no exterior.

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho que explora as relações entre os meios urbano e rural, Nii Obodai já teve seus trabalhos expostos na capital de seu país, Acra, e em cidades como Paris, Bristol (Inglaterra) e Amsterdã.

Os participantes da atividade desta noite receberão certificado. Outras informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo e-mail cea@dri.ufmg.br, do Centro de Estudos Africanos da UFMG.