Institucional

Governo e universidades promoverão expansão inédita da rede de comunicação pública

Acordos de cooperação foram assinados por Andifes, EBC e cerca de 30 Ifes, incluindo a UFMG; 100 novas emissoras de rádio e TV poderão ser inauguradas

Sandra deu início a cerimônia de assinaturas, seguida pelos demais dirigentes de universidades federais
Sandra Goulart e outros dirigentes de universidades federais na cerimônia de assinaturaImagem: frame de vídeo

A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e cerca de 30 universidades federais brasileiras, incluindo a UFMG, assinaram, na tarde desta terça-feira, 17, em Brasília, um conjunto de termos de cooperação para a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 

Somados, os acordos vão promover a maior expansão da história da RCNP – há potencial para inauguração de cerca de 100 novas emissoras universitárias de rádio e televisão. Atualmente, conforme informou um vídeo institucional veiculado durante a cerimônia, integram a RNCP 40 emissoras de rádio e 69 emissoras de tevê. A previsão é que 51 novas rádios e 49 novos canais de tevê passem a integrar o sistema, totalizando 91 rádios e 118 tevês. “Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais — bem como mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão”, destaca a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal.

Na mesma matéria, a Secom explica que, para participar da RNCP, as emissoras manifestam o interesse em firmar contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir conteúdos locais e a retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC), que já contam com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional. 

No evento, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, foi a primeira a assinar os acordos de cooperação, seguida de outras três dezenas de dirigentes. EBC e Andifes também formalizaram um protocolo de intenções subsidiário dos acordos de cooperação.

‘Nova etapa’
“Este evento marca uma nova etapa na expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública", afirmou Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), “A parceria estreita os laços entre a comunicação pública e a universidade pública brasileira, duas instituições fundamentais da nossa sociedade”, acrescentou. 

A reitora da UnB Márcia Abrahão, presidente da Andifes, definiu o acordo como um “passo fundamental” para a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública do país. “Os dados são impressionantes”, disse ela, ressaltando que 51 novas rádios e 49 novos canais de tevê devem entrar em funcionamento em 50 municípios do país.

"Este ato é o maior movimento de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública da história da EBC", pontificou, por sua vez, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “Vivemos um momento de reconstrução do Brasil, e a iniciativa é importante para consolidar essa rede”, acrescentou o ministro Camilo Santana, da Educação. Juscelino Filho, ministro das Comunicações, destacou a cerimônia como um “importante momento de fortalecimento da radiodifusão pública brasileira”, que ele classificou como uma prioridade e um centro de interesse do atual governo.

Reitora da UFMG assina acordo de cooperação
Reitora Sandra Goulart assina o acordo de cooperação Imagem: frame de vídeo

Ewerton Martins Ribeiro