À luz do conceito de acontecimento, livro de grupo da comunicação analisa os sentidos do 7 a 1
Lançamento será nesta quinta-feira, às 19h
O que você estava fazendo durante o 7 a 1? A incrível goleada imposta pela Alemanha ao Brasil na semifinal da Copa de 2014 foi o acontecimento mais significativo daquele evento e gerou uma série de notícias, comentários e sentimentos. O Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), do Departamento de Comunicação da Fafich, mergulhou nesse universo e produziu um conjunto de análises sobre os sentidos evocados pela Copa à luz do conceito de acontecimento.
O resultado dessas análises está presente na coletânea Quem se lembra da Copa de 2014? Marcas e repercussões do acontecimento, que será lançada nesta quinta-feira, 21, às 19h, pelo grupo de pesquisa na Santa Pizza BH (Rua Silvianópolis, 452, Santa Tereza).
Na ocasião, o grupo também lançará o livro O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação, que reúne textos apresentados no evento de celebração dos 20 anos do Gris. O livro descreve o modelo de pesquisa adotado pelo grupo, que compreende a comunicação como ação conjugada entre sujeitos realizada por meio da linguagem e como processo de produção e troca de sentidos instaurados pelos interlocutores nas redes de relações estabelecidas em diferentes contextos sociais.
Quem se lembra da Copa de 2014 é publicado pelo selo PPGCOM da UFMG e já está disponível gratuitamente no formato e-book. O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação é publicado pela Editora Sulina. Os dois livros serão vendidos no evento de lançamento pelo preço promocional de R$ 30. A entrada no evento é gratuita.