Pessoas

Grupo de pesquisa da Comunicação lança Radar de Celebridades

Objetivo é traçar quadro de valores que regem a sociedade contemporânea com base na observação de figuras públicas brasileiras

O jogador de futebol Neymar, dono da conta de Instagram mais seguida do Brasil e o 11º mais seguido do mundo, é uma das celebridades analisadas pelo projeto
Neymar tem a conta de Instagram mais seguida do Brasil Reprodução / Instagram

O Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), do Departamento de Comunicação Social da Fafich, está lançando o Radar de Celebridades, um panorama de indivíduos que ganharam destaque na cena pública brasileira. Os pesquisadores vão publicar perfis com biografia, campo de exposição, acontecimentos que marcaram suas aparições públicas e temas aos quais estão associados. 

O objetivo é identificar fatores que levam determinadas pessoas a atrair a atenção popular, como elas influenciam diferentes públicos e que valores construídos por essas celebridades ajudam a compreender a sociedade contemporânea. As seis primeiras personalidades perfiladas são a cantora Anitta, a apresentadora Fátima Bernardes, a influenciadora digital Kéfera, o ex-presidente Lula, o jogador Neymar e o padre Fábio de Melo.

A professora Paula Guimarães, coordenadora do Gris, explica que não há uma lista de critérios muito fixa para a seleção das celebridades para análise – qualquer indivíduo conhecido e reconhecido socialmente pode ser estudado, independentemente de ser objeto de admiração ou repulsa. “Para selecionar as seis primeiras personalidades, buscamos pessoas de diferentes campos sociais (artistas, políticos, figuras religiosas etc.) e pensamos na extensão do público que elas atingem (fãs e haters), na evidência que tiveram em determinados acontecimentos e na credibilidade social de que desfrutam. É uma combinação de diversos critérios", detalha.

Retrato da sociedade
Para a professora, as celebridades são um retrato da sociedade contemporânea e podem ajudar a compreender o quadro de valores que orienta as ações das pessoas. “As celebridades personificam valores como solidariedade, defesa da igualdade, respeito, tolerância, mas a análise também nos leva a preconceitos e discriminações que marcam a nossa sociedade. Há uma disputa simbólica com base em valores, muitas vezes contraditórios, que estão em conflito na nossa sociedade”, afirma Paula Guimarães

O Radar de Celebridades faz parte do projeto de extensão GrisLab, que acompanha e produz análises sobre acontecimentos desde 2013. As análises feitas por bolsistas do laboratório já estão disponíveis no site do GrisLab. A cada dez dias, o grupo vai publicar um novo perfil, que será atualizado continuamente. Pessoas interessadas na pesquisa podem enviar sugestões de pessoas a serem perfiladas pelo site do GrisLab .