Pesquisa e Inovação

Grupo do IGC quer conhecer perfil e condições de trabalho dos motoristas de aplicativos

Plataformas, que chegaram a Belo Horizonte em 2014, deflagraram mudanças nas formas de regulação, organização e uso do território

O professor Fábio Tozzi
O professor Fábio Tozi, do Departamento de Geografia, é o coordenador do grupo de pesquisa ContinenteJúlia Duarte | UFMG

Por meio da aplicação de questionário offline, o Observatório das Plataformas Digitais (OPD) — programa de extensão vinculado ao grupo Continente, do Instituto de Geociências (IGC) — quer conhecer o perfil e as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme descrito no texto de apresentação do projeto, as empresas de transporte por aplicativos chegaram a Belo Horizonte em 2014. Desde então, essas plataformas têm deflagrado mudanças concretas nas formas de regulação, organização e uso do território.

“Esse projeto, portanto, vai ao encontro da necessidade de desenvolver uma metodologia científica para conhecer o perfil desses novos trabalhadores, tomando a região de Belo Horizonte como universo estatístico e socioespacial das situações concretas de trabalho desses novos agentes sociais", afirmam os responsáveis pela iniciativa.

Os questionários foram elaborados em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade mantida pelo movimento sindical brasileiro.

Os entrevistadores são alunos da UFMG devidamente identificados, que aplicarão o questionário presencialmente, durante as corridas que solicitam cotidianamente. A pesquisa é financiada por instituições públicas, sem interesses comerciais ou ligações com empresas privadas.

Sobre o OPD
O OPD objetiva contribuir para o debate das novas relações entre espaço, técnica e informação no século 21, colaborando para a compreensão das mudanças nos usos, na organização e regulação do território, sob o viés dos processos de digitalização das relações socioespaciais.

O Observatório acompanha, sistematiza e divulga pesquisas e informações sobre as plataformas digitais, com o propósito de contribuir para análises científicas e debates públicos sobre os processos, em suas diversas escalas geográficas, com destaque para as novas formas de trabalho.

A precarização do trabalho por meio dos aplicativos de transporte já foi abordada em matéria publicada no Boletim UFMG.