Arte e Cultura

Ilusionismo de Mestre Ataíde reúne pesquisadores em evento organizado por grupo da Fafich

Seminário programado para o fim do mês, em Mariana, propõe reflexão sobre a arte produzida do século 16 ao 20

Ascensão de Cristo, Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara
Detalhe de 'Ascensão de Cristo', na Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara (MG), uma das obras mais importantes de Mestre AtaídeDomínio público / Wikimedia Commons

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Colóquio Internacional de História da Arte, que neste ano tem como tema Imagem ilusionista – imagem perspéctica: pintura e arquitetura do tempo colonial, e abordará a pintura ilusionista de Manuel da Costa da Ataíde. Promovido pelo grupo Perspectiva Pictorum da Fafich, o evento será realizado em Mariana, de 27 a 29 de outubro. Estudantes de graduação ou pós-graduação e profissionais da área podem se inscrever com desconto até 6 de outubro. O prazo final de inscrições para ouvintes é 20 de outubro.

Os especialistas que se reunirão no colóquio farão uma reflexão cultural e metodológica sobre a obra de arte produzida do século 16 ao 20 na Europa e na América, com ênfase na pintura ilusionista. O evento propõe análise sobre a representação perspectiva e arquitetônica e abrigará estudos específicos sobre a tratadística entre o Renascimento e o Rococó. Também será discutida a produção artística de Mestre Ataíde, artista barroco que viveu no século 18 e é considerado um expoente da pintura em perspectiva do período colonial em Minas Gerais.

As discussões estarão centradas dos seguintes eixos: A arte e sua relação com o meio cultural: questões históricas, filosóficas, culturais e artísticas, A conexão da pintura com os trabalhos de restauro e conservação: um olhar atual, A importância da literatura artística como reflexo teórico nos procedimentos práticos da produção artística e As especulações técnicas e as experimentações artísticas entre os séculos XVII e XIX.

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 16 de outubro. Os proponentes deverão abordar a temática do evento, levantando contribuições relevantes às discussões nos diversos eixos propostos. Serão selecionados artigos completos em português, espanhol e italiano para publicação nos anais do colóquio, com registro e ISBN.

Mais informações estão disponíveis no site do evento e podem ser solicitadas pelo e-mail perspectiva@fafich.ufmg.br.