Pesquisa e Inovação

Hospital das Clínicas adere ao Dia Mundial sem Tabaco

h
Foto: Divulgação/HC-UFMG

O Hospital das Clínicas (HC), no campus Saúde, está realizando nesta terça, 31, ações que buscam esclarecer a população sobre os malefícios do tabaco. No hall de entrada do prédio, estão sendo feitas medição dos índices de monóxido de carbono no ar expirado, distribuição de panfletos sobre o tabagismo, abordagem aos fumantes por profissionais especializados e exibição de vídeos.

A data de hoje, 31 de maio, é marcada internacionalmente como o Dia Mundial sem Tabaco, com ações e intervenções que procuram conscientizar a população sobre os perigos do cigarro e defender políticas públicas para a redução do seu consumo. Neste ano, o tema da campanha é Embalagens padronizadas dos produtos do tabaco. O objetivo é incentivar os países a reforçarem as restrições sobre rotulagem, publicidade, promoção e patrocínio envolvendo os produtos do tabaco.

A adoção de embalagens padronizadas foi implantada na Austrália em 2012 com resultados positivos no controle do tabagismo. No momento, outras nações se preparam para adotar a medida, como Canadá, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Índia, Turquia, África do Sul e países da União Europeia.

(com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas)