Saúde

Hospital Risoleta Neves promove bate-papo sobre doação de órgãos e tecidos

Atividade, agendada para o dia 27, é parte do 'Setembro verde', campanha que se propõe a combater os mitos criados sobre o tema e reduzir as filas de transplantes

No dia 27 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdoott), do Hospital Risoleta Tolentino Neves, mantido pela UFMG, realizará um bate-papo com a presença de especialistas, familiares de doadores, transplantados e pessoas que aguardam um órgão na fila, entre outros.

O evento, que terá lugar no auditório da Faculdade de Medicina, das 14h às 16h, integra a campanha Setembro verde, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, além de combater os mitos que envolvem o tema e reduzir a imensa fila de pessoas à espera de um transplante. As inscrições são gratuitas.

Unidade de captação
O Risoleta Neves não realiza transplantes, mas o hospital funciona como unidade de captação de órgãos e tecidos. A Cihdott atua na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica e acolhendo os familiares de pacientes. De janeiro de 2022 a junho de 2023, cerca de 80 pessoas foram beneficiadas com as doações de órgãos e tecidos captados na instituição.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pela primeira vez desde 1998, a fila de espera por um órgão no Brasil passou de 50 mil pessoas, o que, segundo especialistas, é um impacto da pandemia da covid-19.

No vídeo abaixo, Priscila Xavier, enfermeira integrante da Cihdott, esclarece algumas dúvidas recorrentes sobre a doação de órgãos.