Extensão

Hospital Veterinário da UFMG, em parceria com Prefeitura, promove capacitação de carroceiros

Projeto da UFMG é referência há 21 anos na assistência aos carroceiros de Belo Horizonte

O projeto da UFMG Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiros de Belo Horizonte, desenvolvido em parceria com a Prefeitura da capital, trabalha desde 1998 na conscientização e capacitação dos carroceiros em relação ao tráfego urbano, bem-estar animal e depósito de entulho.

O Hospital Veterinário fornece uma série de serviços aos carroceiros registrados no projeto. A equipe da UFMG faz as marcações dos animais nas próprias Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs), o que facilita o acesso ao projeto.

Segundo o gerente de Defesa dos Animais de Belo Horizonte, Leonardo Maciel, existem inúmeros depósitos de lixo clandestinos na cidade, o que ocasiona uma série de problemas como enchentes ou transmissão de doenças. Ao trabalhar a conscientização, os agentes que transportam lixo e entulho, como os carroceiros, passam a depositar os rejeitos da maneira correta nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, solucionando em parte os problemas citados anteriormente.

Equipe: Artur Horta (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Jessika Viveiros, Luciana Julião (edição de conteúdo).