Ensino

Agenda 2030 é tema de debate na Escola de Enfermagem

Atividade, promovida pela pós-graduação da Unidade, ocorre na sexta-feira

Plantação de milho no campus Montes Claros
Plantação de milho no campus Montes Claros Lucas Braga /UFMG

Será realizado na próxima sexta, 14, a partir das 14h, o Ciclo de Debates da Pós-graduação em Enfermagem, com o tema Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A atividade ocorrerá no anfiteatro da Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.

De acordo com Kênia Lara Silva, coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG, a importância de tratar desse tema na perspectiva da Agenda 2030 é muito importante, pois ele pode deflagrar ações políticas e acadêmicas capazes de induzir melhorias nas condições de vida das populações de diferentes partes do mundo

Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, o evento contará com a participação do professor Rômulo Paes de Sousa, do Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Erradicar a pobreza
A Agenda 2030 é um conjunto de ações que busca orientar os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. Como requisito mínimo, estabelece que erradicar a pobreza extrema mundial é a principal meta para assegurar formas de sustentabilidade responsável.

Realizadas em 2015 entre os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), as negociações resultaram em documento com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para serem executadas até 2030. O documento está organizado em cinco eixos: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.