Extensão

ICB sedia projeto criado em Harvard que estimula o interesse pela ciência

O programa Clubes de Ciência Brasil, que vai oferecer oficinas gratuitas para alunos do ensino médio e graduação de todo o país, recebe inscrições até o próximo domingo, 4. Vinculado a uma iniciativa da Universidade de Harvard, o programa tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, por meio de oficinas e mentorias, orientadas por pesquisadores de várias unidades da UFMG e de Harvard, com apoio de estudantes de graduação e de pós.

Os estudantes serão estimulados a desenvolver pensamento crítico, criatividade e espírito de colaboração, o que, segundo o professor David Soeiro, do Departamento de Parasitologia do ICB, líder da versão nacional do projeto, são características essenciais aos pesquisadores do século 21.

Podem participar alunos do ensino médio e dos dois primeiros anos da graduação, de qualquer instituição do país. Os inscritos passarão por seleção com base no interesse e na aptidão para os temas que serão abordados nas quatro oficinas: células-tronco e edição genômica (estudo e manipulação genética), imunologia (sistema de defesa do organismo contra agentes estranhos), epidemiologia (frequência e determinantes das doenças e epidemias e sua aplicação) e empreendedorismo científico e inovação.

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, Soeiro comentou a iniciativa inédita no país e a expectativa de repetir o sucesso alcançado em países como México, Colômbia e Bolívia: "O projeto tem sido um sucesso por causa do interesse dos estudantes em manter contato com pesquisadores que estiveram em grandes centros científicos, como Harvard, e que possam orientar a entrada dos alunos na área de inovação científica. É uma oportunidade que se vislumbra". Ouça na íntegra:

Teste

O Clubes de Ciência Brasil será lançado durante a 69ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será realizada na UFMG, de 17 a 22 de julho. Os participantes terão 40 horas para cumprir um desafio, sob supervisão de pesquisadores das universidades. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do programa. Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Facebook.


(Com Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica do ICB)