Pesquisa e Inovação

Ieat promove debate sobre desafios transdisciplinares da inteligência artificial

Carlos d'Andréa, da Comunicação Social, Gilson Iannini, da Psicologia, e Wagner Meira, do DCC, discutirão potencialidades, riscos e limites éticos em evento da Semana do Conhecimento

Carlos d'Andréa, Gilson Iannini e Wagner Meira
Carlos d'Andréa, Gilson Iannini e Wagner Meira Fotos: Arquivo Ieat | UFMG

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG vai promover, na próxima terça-feira, dia 24, um debate com especialistas da Universidade sobre os desafios transdisciplinares que têm se apresentado com os recentes avanços das tecnologias de inteligência artificial.

Participarão do debate os professores Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação, Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia, e Carlos d'Andréa, do Departamento de Comunicação Social. Eles vão discutir as potencialidades, os riscos e os limites éticos da nova tecnologia.

O evento integra a programação da Semana do Conhecimento da UFMG e terá lugar no auditório da Reitoria, a partir das 14h. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Serão emitidos certificados.

Tecnologia e humanidade
“A recente popularização de modelos de inteligências artificiais generativas e de suas aplicações (como o ChatGPT) reacendeu debates sobre as potencialidades, os riscos e os limites éticos da inteligência artificial. Nesse processo, aceleração tecnológica, interesses econômicos e imaginários sociotécnicos se combinam e criam novos desafios para as pesquisas e para a Universidade”, anota-se no texto de divulgação do evento.

Nessa perspectiva, os convidados vão sugerir reflexão, mais especificamente, sobre as aproximações entre a psicanálise e a inteligência artificial (poderão as máquinas, um dia, “aprender a sonhar"?), o uso de tecnologias de propósito geral para discriminar ou empoderar cidadãos e as implicações socioambientais das “tecnossoluções” baseadas em inteligência artificial.

DebateDesafios transdisciplinares em tempos de inteligência artificial
Participantes: Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação, Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia, e Carlos d'Andréa, do Departamento de Comunicação Social
Data, horário e local: terça-feira, 24 de outubro, às 14h, no auditório da Reitoria