Institucional

IEAT seleciona propostas de professores residentes e grupos de pesquisa

Editais permanecem abertos até 1º de outubro e 26 de novembro, respectivamente

bd
Identidade visual do IEAT Divulgação

Dois editais estão abertos no âmbito do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

O edital do Programa Professores Residentes, destinado à comunidade interna, oferece seis vagas de professor residente para pesquisadores das áreas de Humanidades, Letras e Artes; Ciências da Vida (incluindo Saúde); Ciências da Natureza e Tecnologias. São elegíveis docentes da UFMG em exercício, eméritos ou aposentados.

Por sua vez, a Chamada Grupos de Pesquisa visa apoiar dois grupos de pesquisa de natureza transdisciplinar, já existentes ou a serem constituídos, com foco nos desafios atuais do conhecimento. A chamada também pretende incentivar a aproximação e a articulação de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

O prazo de submissão de propostas para o Programa Professores Residentes termina nesta sexta-feira, 1º de outubro. Serão priorizados candidatos que apresentarem projetos capazes de promover novas interações entre grupos de pesquisa ou redes já existentes e articulações entre pesquisa, ensino e extensão. As atividades começarão em 4 de abril de 2022 e se encerrarão no dia 3 de abril de 2023. As datas podem mudar para acompanhar o calendário acadêmico.

A chamada Grupos de Pesquisa, por sua vez, recebe inscrições mediante o envio de propostas, até 26 de novembro, para editais@ieat.ufmg.br. A duração dos projetos será de dois anos, a partir da data de início de implementação, e poderá haver renovação por mais um ano, mediante aprovação do Comitê Diretor do IEAT.