Arte e Cultura

II Festne: festival celebra a cultura negra com espetáculos produzidos por estudantes da UFMG

Com programação variada, evento celebra os 70 anos do Teatro Universitário

Espetáculos de teatro, dança e performance produzidos por estudantes de cursos de nível técnico, superior ou de pós-graduação serão apresentados, de 24 a 31 de agosto de 2022, na segunda edição do Festival de Teatro Negro da UFMG. As atividades ocorrerão nos campi Pampulha e na sede da Funarte, em Belo Horizonte.

Nesta edição, o Festival faz uma homenagem à servidora Lúcia Aparecida Pinto pelos serviços prestados à UFMG e ao Teatro Universitário (TU) ao longo dos últimos anos. A cultura afro-brasileira é exaltada por meio de apresentações de cunho poético e político, entre peças teatrais, performances e cenas curtas e exibições audiovisuais — como a mostra de vídeos Africanidades e a cidade: prospecções e projeções pela arte do PPG-Artes da UFMG, produzida pelos alunos da disciplina — além de roda de dança, roda de conversa e palestra sobre as dinâmicas do racismo no campo teatral.

Outras atrações da programação são a oficina Dramaturgias e negritudes: uma poética do tropeço, ministrada pelo dramaturgo e performer Anderson Feliciano, e o espetáculo convidado, Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus, monólogo da atriz Cyda Moreno, que será apresentado nos dias 24 e 25 de agosto.

Haverá, ainda, lançamento de livros e do documentário e blog Teatros negros em rede, da Escola de Belas Artes, e o cortejo, abertura e apresentações da temporada do espetáculo Além do rio, dos alunos do Teatro Universitário, cuja temporada prossegue mesmo após o fim do festival. A primeira edição do evento foi realizada em caráter completamente digital, nas redes sociais, em 2020, por conta do isolamento social imposto pela pandemia. Nesta segunda, as atividades serão presenciais, gratuitas e abertas ao público geral.

Oficina com inscrição

A agenda está disponível para consulta, e as dinâmicas são divulgadas também nas redes sociais do Teatro Universitário. A oficina de dramaturgia requer inscrição prévia por meio de formulário eletrônico. Nela, será discutida pesquisa de mestrado com foco nos estudos decoloniais e obras escritas por dramaturgas e dramaturgos negros. Os interessados poderão se inscrever até o dia de seu início, 29, às 12h30. 

A coordenação do Festival está a cargo dos professores Denise Pedron e Rogério Lopes, do Teatro Universitário (TU), e Marcos Alexandre, da Faculdade de Letras, também idealizadores do evento.

Equipe: Diego Balduíno (produção), Soraya Fideles (reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Flávia Moraes e Renata Valentim (edição de conteúdo)