Institucional

Implantação do SEI avança na UFMG

Mais de 30 tipos de processos de recursos humanos já circulam em meio eletrônico

Mais de 200 processos de RH terão migrado para meio eletrônico até o fim do ano
Cerca de 200 processos de RH terão migrado para o meio eletrônico até o fim do ano Raphaella Dias / UFMG

Trinta e quatro tipos de processos da área de recursos humanos – em assuntos como progressão funcional, designação de chefias, licenças para gestantes e remoção de servidores – já estão disponíveis em ambiente virtual após a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pela UFMG. A previsão, segundo a Comissão Técnica de Implantação do SEI, é que, até o fim de 2019, cerca de 200 tipos de processos da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) já tenham migrado e que as pró-reitorias de Administração (PRA) e Planejamento (Proplan) já tenham iniciado a transição.

A estimativa é que, até o final do trabalho de implantação, 300 tipos de processos estejam tramitando por meio do SEI. Estão sendo incluídos, a princípio, processos internos à UFMG que, preferencialmente, possam ser implantados em forma digital, com tramitação exclusivamente em meio eletrônico. Aqueles que já se utilizam de ferramentas informatizadas não serão migrados. Os processos que já estão tramitando em papel provavelmente chegarão à sua conclusão nesse formato.

“A adoção do Sistema Eletrônico de Informações implica mudança de paradigmas, rompendo, por exemplo, com a tradicional tramitação linear, inerente à circulação de papéis. Ele torna possível a realização, em paralelo, de atividades não conflitantes em um mesmo processo. Várias unidades podem receber demandas simultâneas”, afirma a vice-diretora do Cecom, Karina Flaviana Ribeiro, que preside a Comissão Técnica de Implantação do SEI.

O atual estágio do projeto é descrito em matéria publicada na edição 2.069 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.