Arte e Cultura

Fórum gastronômico aborda influências da cultura africana na culinária mineira

Participantes irão discutir as transformações sociais por meio da gastronomia

Feijão tropeiro
Feijão tropeiro Foto: Moe Alves/ Flickr

Fígado com jiló, tutu, leitão a pururuca, vaca atolada e feijão tropeiro são alguns dos pratos típicos da culinária mineira, muito famosa não só no Brasil, mas mundialmente. A grande variedade de pratos e os sabores de Minas estão entre as atrações que trazem muitas pessoas para provar todas essas iguarias. O próprio Mercado Central recebe vários turistas que querem levar o paladar mineiro para casa. O que pouca gente sabe é que várias dessas receitas foram influenciadas, criadas ou trazidas pelos africanos na época da escravidão e da colonização portuguesa. 

Este será um dos temas discutidos na terceira reunião do Fórum de Cultura Alimentar e Gastronomia (Comuc), neste sábado, 27, em Belo Horizonte. Com o tema "Transformações sociais através da gastronomia", participam da conversa a consultora técnica de pesquisa em gastronomia do Senac Minas Vani Fonseca; o chefe de cozinha Matuzalém Gonzaga e a cozinheira e pesquisadora de comida afro-mineira Zora Santos

Zora Santos participou do programa Conexões nesta quinta-feira.  

Ouça a conversa com Luíza Glória

A terceira reunião do Fórum de Cultura Alimentar e Gastronomia (Comuc) será neste sábado, 25, às 9h30, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, no Itapoã). Mais informações pela página do Comuc no Facebook.