UFMG será homenageada hoje em sessão especial na Câmara Municipal

Iniciativa lembra '90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático'

Plenário da Câmara: proposta foi do vereador Arnaldo Godoy
Plenário da Câmara: proposta foi do vereador Arnaldo Godoy Abraão Bruck / CMBH

Nesta quinta-feira, 14, às 19h, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará Reunião Especial em celebração dos 90 anos da UFMG. A iniciativa é do vereador Arnaldo Godoy, ex-aluno de História da Instituição, que será representada pelo reitor em exercício José Marcos Nogueira, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e decano do Conselho Universitário.

O vereador compara o momento atual do país ao período da ditadura, ao lembrar que a UFMG "reafirmou seu espírito humanista e de defesa do pensamento, como vanguarda na reconstrução do movimento estudantil e na garantia da luta pelas liberdades democráticas".

“Ingressei no curso de História em um dos momentos mais conturbados, durante o mandato do general Médici. Tempos difíceis, pós-AI–5, quando a ditadura já tinha aprofundado seu processo de desertificação social e política, por meio de prisões, torturas, mortes e banimentos”, conta Godoy.

Em sua opinião, a UFMG “foi uma instituição fundamental para retomar o espírito de combatividade e na reconstituição do espaço de militância na política”, o que levaria, mais tarde, aos movimentos pela anistia e pelas Diretas Já.

Para o parlamentar, "agora, mais uma vez, a Universidade desponta na resistência contra um governo ilegítimo, que retira direitos trabalhistas, sociais e a soberania nacional e ameaça, de modo dramático, o ensino superior e as universidades federais brasileiras". Assim, a reunião especial será realizada em memória dos que passaram pela Instituição e por "seus 90 anos de luta por um Brasil mais justo e democrático".